sábado, 29 de maio de 2010
Fundador do PDT morre aos 84 anos e recebe homenagens
Faleceu na Última quarta-feira, 26/05, no povoado de Madureira, em Cajapió, o ex-inspetor de ensino municipal e lavrador aposentado João de Assunção Pinheiro, um dos fundadores e lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT, nos municípios de Cajapió e São Vicente Férrer, onde com membros de sua família e outros trabalhadores rurais integraram os primeiros diretórios pedetistas daqueles municípios.
Vítima de isquemia, ele tentava se recuperar na residência de sua filha Célia, no povoado
Madureira, onde veio a falecer, sendo sepultado anteontem, no cemitério de Cajapió, com acompanhamento de integrantes das famílias Assunção e Pinheiro, de sua irmã, a professora Raimunda de Assunção Pinheiro; amigos, conterrâneos e companheiros.
João Pinheiro constituiu famílias em São Vicente Férrer, Cajapió e São Luís, e desenvolveu atividades na lavoura e no comércio. Era uma pessoa humilde, mas rica em sabedoria popular na religião (era rezador), música (participou ao lado de Coló de Bacurituba de grupo musical tocando triângulo) e como incentivador de folguedos folclóricos e populares (como a festa de São Gonçalo).
Participou com entusiasmo de grandes momentos do PDT, quando da vinda de Brizola a São Luís, em 1990, além de seminários, encontros populares, sindicais, comunitários e sociais, nas cidades de Cajapió e São Vicente Férrer. Nas últimas eleições apoiou a candidatura de Jackson Lago ao Governo do Maranhão, e também sempre apoiou as candidaturas de Neiva Moreira, Julião Amin e outras lideranças pedetistas, como seu filho Josemar Pinheiro, suplente de deputado estadual e de vereador em São Luís.
O advogado e jornalista Josemar Pinheiro, que estava participando de atividades em um Congresso Internacional Ambiental na cidade de São Paulo, não pôde regressar a tempo de comparecer ao ato fúnebre.
Na próxima terça-feira, dia 1º de junho, será celebrada uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, na Cohab, em intenção da alma do pranteado João de Assunção Pinheiro, que deixou muitas saudades aos que o conheceram e conviveram com ele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário