segunda-feira, 31 de maio de 2010

Artigo de José Reinaldo Tavares:"Para Sarney só Lula dá esperança"

http://marcos-nogueira.blogspot.com/


Leia artigo de autoria do governador Jose Reinaldo Tavares, candidato a senador pelo PSB, que será publicado na edição de hoje do Jornal Pequeno:

"Duda Mendonça tem mostrado a Sarney que a situação de Roseana Sarney é crítica e que, pelas próprias pernas (dela e do grupo da oligarquia), ela não conseguirá ir muito longe. Essa é a realidade fria expressa por um mestre dos marqueteiros contratado a peso de ouro. Sarney, muito experiente, não contesta. Ele sabe que é verdade.

E é fácil de entender o porquê desta constatação.

Roseana Sarney tomou o governo nos tribunais para que passasse a ter chance de ganhar nas eleições de 2010. Usou a máquina como pôde. O primeiro alvo foram os prefeitos e alguns foram “conquistados” por ameaças de cassação nos tribunais e outros tentados por vultosas quantias repassadas em convênios que exigiam contrapartidas eleitorais. E mais: ela, para reforçar o caixa, conseguiu empréstimos, sem definição de obras ou ações prioritárias, para que pudesse gastar livremente naquilo que quisesse. Uma ilegalidade a mais, entre tantas. O que freou um pouco esta iniciativa inconseqüente foi a perda do controle fiscal das contas governamentais que contiveram sua expansão.

Em seguida veio a propaganda desenfreada, verdadeira campanha antecipada. Veio o próprio Lula por três vezes, Dilma duas, anúncios inconsistentes de refinaria, etc. Qualquer um, com metade disso, estaria eleito antecipadamente.

Mas a retirada de Jackson Lago do governo e os escândalos semanais envolvendo diretamente a família trouxeram enorme rejeição a Roseana e à família.

Assim, ela não consegue passar dos 43% de intenções de voto, o que significa segundo turno e derrota certa.

E esse é o desenrolar dos fatos...

Chamaram aquele que é o considerado o melhor marqueteiro do país, fizeram uma vaquinha, arranjaram R$ 12 milhões que, segundo a revista Veja, era o valor exigido por Duda Mendonça e ele tentou tudo. Reuniu os secretários de estado para garimpar material aproveitável para melhorar a imagem do governo de Roseana. Quase nada conseguiu de relevante. Experimentou mudar a personalidade dela, tentando achar o caminho para diminuir sua rejeição entre os eleitores. Não adiantou.

Foi assim que, depois de muito estudar o quadro das eleições no Maranhão e realizar pesquisas qualitativas e quantitativas e o potencial dos adversários, chegou a uma certeza definitiva.

E essa certeza é simples.

Se o PT estiver com Flávio Dino, Lula não poderá pedir votos no horário eleitoral para Roseana Sarney, que é do PMDB. Ele, segundo a legislação eleitoral só poderá pedir votos para Flávio Dino, coligado com o PT, seu partido.

Mesmo que aqui haja dois palanques para Dilma: o de Flávio e outro de Roseana Sarney, ele fica impedido de pedir votos para ela no horário eleitoral. Isso explica porque dois palanques é ideia tão combatida pela oligarquia.

Portanto, sem a coligação com o PT nada feito. Lula nada poderá fazer e, crendo em Duda, o caldo estará entornado definitivamente. Talvez outro nome da oligarquia possa até ser melhor do que o dela. Talvez nessas condições ela nem seja candidata.

Sarney, que sabe de tudo isso, não desistirá de tentar convencer Lula a fazer o que sabe ser seu último recurso: a intervenção no PT do Maranhão. Afinal essa é a sua última cartada para tentar eleger sua filha.

Mas as coisas não são simples assim.

Sem intervenção nada muda e para isso são necessários 2/3 dos votos. Ou seja, várias tendências, entre as várias que caracterizam o partido, terão que votar. E muitos preferem deixar tudo como está ou também porque preferem dois palanques ao invés de um só.

E Flávio Dino já disse que não aceitará uma decisão que violente o que foi decidido limpa e legalmente no cumprimento do regimento do partido e de decisões nacionais. O jogo está jogado e qualquer ato de força será entendido como é: uma violência. A partir daí, o caminho é a justiça e todas as conseqüências de uma demanda como essa.

O senador José Sarney sempre é visto como aquele político muito bem informado e que estuda minuciosamente como fazer acontecer o que quer. Com muita antecedência. E depois vai mexendo personagens na direção escolhida. Muitas e muitas vezes isso deu certo. Mas nesse caso, ele cometeu um erro que poderá ser fatal para a eleição da filha.

Será que isso chegou a passar pela sua cabeça e ele não julgou importante?

O fato é que se ele tivesse falado com Lula, para que ele permitisse a filiação de Roseana no PT do Maranhão, a eleição dela passaria a ser uma possibilidade real. Seria muito difícil para a oposição e talvez nem tivesse havido uma candidatura do deputado Flávio Dino. Sarney seria dono de Lula, que pediria votos para Roseana sem nenhum impedimento legal. Seria um paraíso para a Sarneylandia...

Porque que ele preferiu que ela fosse para o PMDB? Estava precisando dar uma demonstração de força ao partido em face da enxurrada de denúncias que recebia? Ou imaginou que ela não suportaria ouvir de membros do PT, que não a aceitariam no partido, dizer-lhe duras verdades, sempre que participasse de algum ato partidário?

Enfim, seja qual foi o motivo, o fato é que isso tornou viável e muito forte o projeto oposicionista. A tal ponto que a viabilidade da candidatura de Roseana passou a depender de uma intervenção, muito ruidosa, no PT.

Sarney tenta reverter o processo a todo custo, mas sabe que Dino será candidato de qualquer maneira. É osso duro de roer...

Por fim, não poderia deixar de parabenizar ao ex-governador Jackson Lago pelo grande sucesso de sua pré-convenção. Quem ganha é a oposição."

Jackson Lago participa da convenção do PDT em Codó



http://www.1cn.com.br/
Central de Notícias
Ricardo Santos
Simpatizantes e militantes do PDT de Codó lotaram hoje as dependências da União Artística e Operária, para prestigiar a passagem de Jackson Lago na convenção do PDT em Codó.
Eliane Figueiredo, que foi reeleita presidente do PDT codoense, afirmou em seu discurso que a cidade de Codó está abandonada pelo atual prefeito, e pela governadora Roseana Sarney, que nada está funcionando. Hospitais, postos de saúde,, por exemplo estão sem atender a população codoense.
O deputado Camilo Figueiredo foi mais além, denunciou o abandono da cidade e a perseguição que as pessoas vem sofrendo por parte dos governos municipais e estaduais. O deputado destacou as muitas obras e serviços que foram levados para Codó nos dois anos no governo Jackson . “Hoje, Jackson Lago está tudo sem funcionar e quero aqui lhe pedir que quando o senhor foi reeleito que reabre o serviços de oftalmologia que atendia aos moradores do nosso município”, enfatizou
Ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo falou emocionado sobre a situação que se encontra o município e seus moradores. “No hospital municipal estão reutilizando seringas descartáveis, um grande risco para a saúde das pessoas” denunciou Biné. Para o ex-prefeito a volta de Jackson governo significa para Codó progresso e desenvolvimento.
Encerrando a convenção, Jackson Lago agradeceu o reconhecimento pelos avanços conquistados em seu governo e lembrou aos participantes do evento que está próximo o dia que a população de Codó e de todo o Maranhão vão poder mostrar ao Brasil que somos um povo livre e que o nosso voto é que decide quem vai nos governar.

Jackson tem apoio de maioria da classe política de Presidente Dutra

 
O ex-governador Jackson Lago (PDT) continua sendo o preferido da classe política de Presidente Dutra. No município onde foi construído o primeiro Socorrão do interior do Estado pelo então governador, antes de ser cassado pelo que chama de "golpe judicial", a maioria dos vereadores está apoiando sua reeleição, informa o blog do jornalista Henrique Bois.

Na pré-convenção dos quatro partidos (PSDB-PDT, PPS e PTC) que apoiam a pré-candidatura de Jackson Lago, realizada na sexta-feira em São Luís, metade da Câmara Legislativa de Presidente Dutra marcou presença. Leia mais no blog do Bois.

Blog do John: Roseana Sarney é vaiada durante visita a Balsas

http://www.jornalpequeno.com.br/


A governadora Roseana Sarney (PMDB) não tem sido bem recebida pela população nas visitas que vem realizando ultimanente ao interior do Estado. Por onde tem passado, a filha do senador José Sarney recebe manifestações de repúdio e sentimentos de revolta dos moradores dos municípios, informa o blog do John Cutrim.

A última delas foi em Balsas, no Sul do Maranhão, onde, mais uma vez, Roseana foi vaiada. O episódio aconteceu durante abertura da 9ª edição do Agrobalsas, maior evento do agronegócio do Maranhão. Na região, a governadora conta com índices altos de rejeição em quase todas as cidades. Leia mais no blog do John Cutrim.

PT ruma para 'intervenção branca' no Maranhão

http://www.jornalpequeno.com.br


O diretório estadual do PT caminha para uma espécie de "intervenção branca" no Maranhão na qual o diretório estadual não se aliaria formalmente nem à governadora Roseana Saney (PMDB) nem ao deputado federal Flávio Dino (PCdoB), adversários das eleições de outubro. Para tanto, as soluções desenhadas são a do lançamento da candidatura própria, a ser encabeçada pelo presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, da ala pró-Sarney, ou mesmo a neutralidade, sem coligação formal a ninguém - o que tende a prevalecer.
Nas duas hipóteses aventadas, há uma clara vitória de Roseana, pois em ambos os cenários ela consegue atingir seus dois objetivos. O primeiro, o de desidratar a candidatura de Dino, que, sem o PT, perde dois terços do tempo estimado de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O segundo, evitar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um palanque adversário ao de Roseana, o que foi acertado em recente conversa entre Lula e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A intervenção branca, porém, não eliminará os problemas do diretório nacional do PT no Estado. Históricos adversários da família Sarney, os petistas que conseguiram maioria para deliberar em um encontro estadual o apoio a Dino prometem fazer greve de fome em Brasília, São Luís e no interior maranhense. "Se for candidatura própria, será de um laranja de Roseana. Se não apoiar ninguém, aí acaba o PT no Estado de vez", diz o deputado Domingos Dutra (PT-MA), que promete greve de fome no salão verde do Congresso, ao lado de "um dossiê com crimes da família Sarney para refrescar a memória de todos" -ainda que isso lhe custe a expulsão da legenda. No último sábado, seu grupo fechou a coligação com o PCdoB e lançou a petista Teresinha Fernandes para vice de Dino, assim como Bira do Pindaré (PT) e José Reinaldo (PSB) para as duas vagas para o Senado. Apesar de convite, ninguém da direção nacional do PT esteve no evento.
O vice-presidente do PT-MA, Augusto Lobato, apoiador de Dino, diz que seu grupo analisa ainda a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que uma decisão definitiva sobre o assunto seja dada. "Há na legislação eleitoral alguns motivos para fazer intervenção, mas acontece que aqui fizemos tudo de acordo com o estatuto do PT e com as regras eleitorais determinadas pelo partido em 2009 e no Congresso deste ano", diz. A tese de recorrer à Justiça é defendida também, segundo os petistas, por Flávio Dino, que é jurista.
Por outro lado, os petistas sarneysistas descartam qualquer uma dessas probabilidades. Apostam em um recurso apresentado ao diretório nacional interposto por uma delegada do partido que não pôde votar no encontro que o PT-MA, por 87 x 85, decidiu apoiar Dino e não Roseana. "Não vai ter intervenção nenhuma. Acho que a cúpula vai decidir entre se coligar com o PMDB, com o PT, ou com ninguém", diz o presidente Raimundo Monteiro.
Hoje, o secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Martins Cardozo (PT-SP), e o secretário de Organização, Paulo Frateschi, desembarcam em São Luís para avaliar as denúncias de oferta de dinheiro a petistas em troca do apoio a Roseana nos encontros internos do partido. Aos dois serão apresentados mais denúncias, como a promessa de cargos no governo.
Caio Junqueira, de Brasília
Valor Econômico

sábado, 29 de maio de 2010

Jackson Lago diz que apoio a Serra é uma luta contra oligarquias

 
O governador deposto Jackson Lago (PDT) afirmou na manhã desta sexta-feira (28/05), durante a pré-convenção de quatro partidos (PDT, PPS, PSDB e PTC) que apoiarão sua reeleição ao governo do Estado, que as oposições no Maranhão não podem permitir que os avanços e as ações positivas do governo Lula sejam trocados pela sobrevivência das oligarquias no estado e no país.
“Não podemos deixar que debaixo do manto do carisma, do carinho e amor que o povo tem pelo presidente Lula, possa sobreviver os exploradores do nosso povo”, disse o pedetista Jackson Lago, última a discursar no evento que reuniu centenas de pessoas no auditório do Poty Hotel, na Ponta D´Areia em São Luís.
Pela primeira vez desde que Jackson Lago anunciou sua disposição em concorrer às eleições de outubro, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), participou de ato de apoio à reeleição do governador, deposto numa decisão de quatro ministros da Justiça Eleitoral.
Todos os discursos proferidos no ato fizeram referência à cassação do pedetista.
O ex-ministro do STJ, Edson Vidigal (PSB), apontou aberrações e afirmou que engendraram um processo contra o então governador Jackson Lago no TSE com único propósito de cassá-lo. Segundo Vidigal no processo houve subtração de instância, um caso inédito na história da justiça brasileira.
Vidigal e o deputado federal Roberto Rocha (PSDB), ambos os candidatos ao Senado Federal pela coligação das quatro legendas, ressaltaram a importância de fortalecer o projeto nacional de apoio a José Serra no Maranhão. Lideranças de outros partidos também prestigiaram a pré-convenção, como o deputado estadual petista Valdinar Barros.
“Vamos eleger para Presidente da República quem nas seja objeto, instrumento de dominação das oligarquias brasileiras. Uma pessoa que tenha não apenas competência, conhecimento, mas que tenha dado demonstração de grande conhecimento de gestão no Ministério da Saúde, na prefeitura de São Paulo, no governo de São Paulo, mas que também não vai permitir que os Collor, Renan e Sarney da vida se fortaleçam”, ressaltou o ex-governador do Estado.
O pedetista defendeu que paralelamente à luta pela vitória na eleição de governador do estado, as oposições devem fortalecer sua representação nas bancadas estadual e federal; e também no Senado Federal. A estratégia é impedir que continue a dependência das administrações à vontade do grupo dominante.
“Eu nunca consegui um centavo de empréstimo junto às organizações financeiras internacionais por dependerem da aprovação do Senado. Eles ficavam bloqueando”, lembrou o ex-prefeito de São Luís por três mandatos, Jackson Lago.
Entre as criticas ao grupo que se instalou no Palácio dos Leões por conta do que denomina “golpe judicial”, Jackson Lago destacou a suspensão dos convênios com os municípios. Segundo Lago, eles atingiram principalmente a área da saúde, prejudicando grande parcela da população maranhense. Citou o grande socorrão construído ainda durante o seu curto mandato, no município de Presidente Dutra, como referência do projeto de descentralização das ações do governo.
Jackson Lago apontou as relações promíscuas que o grupo liderado pelo senador José Sarney (PMDB-AP) estabeleceu com as instituições federais ao longo de anos de mando no estado.
“Eles nos cassaram porque não queriam que continuássemos no governo construindo escola para abrir ao conhecimento de centenas de milhares de jovens de nosso estado. Se sentiram incomodados pela perspectiva de como o conhecimento iria levar à libertação”, mensurou o ex-governador do estado. Vamos vencer as eleições para o governo, “assim como vencemos em 2006”, concluiu Jackson Lago.

http://www.jornalpequeno.com.br

Fundador do PDT morre aos 84 anos e recebe homenagens

 
Faleceu na Última quarta-feira, 26/05, no povoado de Madureira, em Cajapió, o ex-inspetor de ensino municipal e lavrador aposentado João de Assunção Pinheiro, um dos fundadores e lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT, nos municípios de Cajapió e São Vicente Férrer, onde com membros de sua família e outros trabalhadores rurais integraram os primeiros diretórios pedetistas daqueles municípios.
Vítima de isquemia, ele tentava se recuperar na residência de sua filha Célia, no povoado
Madureira, onde veio a falecer, sendo sepultado anteontem, no cemitério de Cajapió, com acompanhamento de integrantes das famílias Assunção e Pinheiro, de sua irmã, a professora Raimunda de Assunção Pinheiro; amigos, conterrâneos e companheiros.
João Pinheiro constituiu famílias em São Vicente Férrer, Cajapió e São Luís, e desenvolveu atividades na lavoura e no comércio. Era uma pessoa humilde, mas rica em sabedoria popular na religião (era rezador), música (participou ao lado de Coló de Bacurituba de grupo musical tocando triângulo) e como incentivador de folguedos folclóricos e populares (como a festa de São Gonçalo).
Participou com entusiasmo de grandes momentos do PDT, quando da vinda de Brizola a São Luís, em 1990, além de seminários, encontros populares, sindicais, comunitários e sociais, nas cidades de Cajapió e São Vicente Férrer. Nas últimas eleições apoiou a candidatura de Jackson Lago ao Governo do Maranhão, e também sempre apoiou as candidaturas de Neiva Moreira, Julião Amin e outras lideranças pedetistas, como seu filho Josemar Pinheiro, suplente de deputado estadual e de vereador em São Luís.
O advogado e jornalista Josemar Pinheiro, que estava participando de atividades em um Congresso Internacional Ambiental na cidade de São Paulo, não pôde regressar a tempo de comparecer ao ato fúnebre.
Na próxima terça-feira, dia 1º de junho, será celebrada uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, na Cohab, em intenção da alma do pranteado João de Assunção Pinheiro, que deixou muitas saudades aos que o conheceram e conviveram com ele.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Região Tocantina Presente na Pré Convenção de Lançamento da Pré-Candidatura a Governador do Maranhão.







Lideranças da Região Tocantina Estiveram Presente no Lançamento da Pré-Candidatura do Governador Deposto Dr. Jackson Lago(PDT-MA),o pré-candidato a deputado Estadual Bebeto Telles(PDT-MA),Ildemar Gonçalves Prefeito de Açailândia(PSDB), Hamilton Miranda(PSDB-MA), Chagão, Engenheiro Elton Menezes,Dep. Estadual Carlinhos Amorim(PDT-MA), Jean Carlo Vice Prefeito de Imperatriz(PDT), Vice Governador deposto Luiz Carlo Porto(PSDB), Lula Almeida, Arnaldo Júnior, pré-Candidato a deputado Federal Weverton Rocha(PDT), entre tantos que estiveram presente nessa Grande Festa Popular.

13h14min - Jackson Lago começou seu discurso:

O Governador Deposto Jackson Lago(PDT-MA) fez a saudação da mesa, homenageia os deputados estaduais Pedro Veloso e João Evangelista, ambos morreram no exercício do cargo.
Fazendo Também a 1ª Referência a Advogada e Professora Maria Lúcia Telles(Mãe de Bebeto Telles) uma das Fundadoras e Militante do PDT Mulher no MA.

13h20min - Jackson lembrou realizações de seu governo

"Eles, nas suas relações promíscuas, ao longo de meio século, não queriam que nós continuassemos a construir estradas, escolas, eles não queriam que implantássemos um sistema de saúde eficiente na capital e no interior do Estado".

13h23min - Jackson destacou estratégia de saúde

"Eles não queriam o Socorrão de Imperatriz, o Socorraão de Pinheiro, o Socorrão de Balsas que somados ao Socorrão de Presidente Dutra, não sobrecarregariam o sistema da capital e de Teresina".

13h50min - Pré-convenção encerrada...

"Vamos para a luta e vamos para a vitória", com essa frase o governador Deposto Jackson Lago, encerrou o seu discurso. A pré-convenção foi encerrada com o hino do Maranhão. os radialistas Deidson Mesquita e Nilton Cesar da Rádio Clube fm 98,1( Açailândia ) estiveram no Rio Poty. Acompanhando os bastidores da pré-conveção Trasnmitindo tudo ao vivo via participação por Telefone deixando toda População de Açailândia bem Informada desse momento importante para a Democrácia.

(DO BLOG DO CARDOSO):

Lançada candidatura de Jackson Lago

http://www.luiscardoso.com.br
O encontro promovido hoje pelo PDT, PSDB, PPS e PTC, no Rio Poty Hotel, rende bons frutos para o ex-governador Jackson Lago.
Os políticos dos quatro partidos lançaram a candidatura de Lago ao governo do Estado. Lideranças da capital e do interior estão presentes ao evento.
O espaço ficou pequeno para o número de manifestantes. Ao que parece, é só o começo.

Pesquisa mostra Jackson Lago na frente de Roseana Sarney


Pesquisa realizada pela DataMérita nos dias 10 e 11 de abril deste ano, contratada pela Timon FM e registrada no TRE sob o número 13132/2010, mostra os números da disputa para o Governo do Maranhão.
Antes, um dado interessante. Eis o eleitorado do Maranhão: 4.215.860 (isso corresponde a 3,16% dos eleitores brasileiros, dados aferidos em março deste ano).
A pesquisa foi estimulada, aquela na qual são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos.
Aos números:
Jackson Lago (PDT) – 46,89%
Roseana Sarney (PMDB) – 32,61%
Flávio Dino (PCdoB) – 4,97%
Indecisos, brancos, nulos e nenhum – 15,53%
Rejeição:
Jackson Lago (PDT) – 27,64%
Roseana Sarney – 45,96%
Flávio Dino – 9,63%
O percentual dos candidatos não é, naturalmente, desprezível, mas vale observar a rejeição. Um candidato forte, mas com alto índice rejeição, complica. Um candidato com baixo índice de votação, mas também com baixo índice de rejeição é alguém cuja imagem não tem muitos obstáculos a ser trabalhada.
http://www.robertokenard.com

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PRE CANDIDATO BEBETO TELLES REAFIRMA PARCERIAS EM SÃO JOAO DO PARAÍSO






Na ultima quarta feira dia 26 Bebeto Telles visitou a cidade de São João do Paraíso para reafirmar e fortalecer seu grupo político na cidade e região. A visita que se estendeu durante a noite “foi proveitosa” afirmou o pré candidato entusiasmado com o resultado. Lideranças da cidade como Evanilson Aguiar, Raimundo Arena e Bento do Vão do Marco e os vereadores Marcelo Oliveira, Edelmir Areno e o atual Prefeito Amigo Dão estiveram presentes na reunião política que ocorreu para fortaler e firmar a parceria entre o pré candidato e as liderança da cidade.

Obra de Jackson Lago em São Luís que ninguém conhecia, a recuperação do Memorial Bandeira Tribuzzi na Ponta d'areia

QUINTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2010

PROJETO DE PROTEÇÃO DA PRAIA DA PONTA D` AREIA

Revitalização do Memorial Bandeira Tribuzi
Melhorar a vida das pessoas é tarefa do Estado, garantir a segurança e o direito a liberdade também é tarefa do governo, assim como gerar empregos, educação e saúde, através de planos e estratégias focados no desenvolvimento do Estado. Também é tarefa dos governantes cuidar das cidades, dos municípios, zelar pela conservação dos seus monumentos assim como garantir a sociedade o direito de possuir espaços urbanos de lazer e ver sua história preservada.
O Governo Jackson Lago seguindo sua linha de atuação pautada na participação popular, atendendo a uma solicitação da população por melhorias nos pontos turísticos de São Luís, como o memorial Bandeira Tribuzi localizado na Ponta d`Areia, que guarda a memória de um maranhense apaixonado pela sua terra natal, compositor do Hino de São Luís.
Conhecido pelos ludivicenses e visitado por turistas por sua beleza natural, e principalmente pelo belo por do sol. O local estava com o solo destruído pela erosão, ameaçando inclusive, a estrutura de vários prédios vizinhos, situação agravada pela falta de manutenção e pelo descaso de órgãos públicos.
Identificação
Em outubro de 2007, o Governo do Estado tomou ciência dos problemas erosivos que ocorriam no local, a partir de então se iniciou um projeto no sentido de estancar o processo erosivo ali estabelecido. Em função deste reconhecimento foi necessário realizar um levantamento topográfico e parâmetros físicos locais, para identificar o que causava a erosão e assim solucionar o problema.
O olhar clinico
Conforme relátorio da Secretaria de Obra e Infraestrutura do Governo Jackson Lago, para chegar a um projeto que resolvesse a erosão, foi preciso uma análise do tipo de solo do mar, das marés, das ondas e do piso da praia. Os técnicos que analisaram o problema identificaram que dentro da baía de São Marcos, as praias são arenosas com o solo (areia) fina e bem compactada, sendo vulnerável aos sistemas de arrastes de sedimentos constantes na área. Por força das correntes marinhas atuantes na área costeira de São Luis, se observa o transporte de sedimentos provocando seu rebaixamento. A seqüência deste rebaixamento se faz sentir na área superior de praia, a onde o processo se instalou há algum tempo e houve uma progressão que determinou o recuo da parte superior da praia, com a destruição de pistas de trânsito da avenida ali localizada. Em relação às marés, temos valores de amplitudes bem altos em função da localização geográfica da área próxima à linha do equador. Já a nível das ondas foi preciso uma medição do tamanho de algumas para que tivesse o conhecimento do regime. Foi identificado que elas progrediam em direção ao ponto de erosão a 35 m por hora, alcançando em primeiro lugar a região em frente ao monumento Bandeira Tribuzi. Para reconhecimento do piso praial foi efetivado um levantamento topográfico na área de costa em processo de erosão, que identificou o rebaixamento do piso da praia e viu-se a necessidade de repor o volume de sedimentos retirado. Outra conclusão chegada foi que se continuasse o processo erosivo na ponta da Areia, fatalmente teríamos o avanço da linha de praia em direção ao continente, destruindo não só o Memorial Bandeira Tribuzi, que já estava em processo de solapamento(ceder) , como também a destruição da avenida. Segundo Paulo Cesar (Pernambuco) ex-secretário adjunto da Secretaria de Obra e Infraestrutura no Governo Jackson. “O contínuo avanço do processo erosivo, ultrapassando a avenida e o memorial em evidência, causaria estragos nas edificações existentes no pós-praia”. Ou seja, as constantes ondas batendo na avenida, a beira da praia curta e as marés altas aos poucos foram destruindo o local, para resolver questão era necessário a construção de um espigão para evitar a erosão

A Solução
Depois de ser feito os estudos, percebeu-se a necessidade urgente de tomar uma média para evitar problemas futuros, não só para os motoristas, pedestres e turistas do local, mas também para os moradores da região. A solução para a situação apresentada foi à colocação de uma proteção rochosa ao longo do trecho danificado e a reposição de um volume de sedimentos a fim de refazer a área de praia alta danificada. “Considerando as condições de maré do local, as ondas incidentes e o piso da praia alta e da avenida ali assentada, a cota da proteção deverá estar na faixa da cota de oito metros”, explica Paulo Cesar. Outro ponto levantado foi que “Pelo conhecimento das ondas incidentes, em relação à dimensão das pedras, estas deverão estar compatíveis com o poder de arraste das mesmas e das correntes atuantes ao longo do segmento de praia”. Depois de todo esse trabalho, árduo, minucioso e devidamente revisado, a Ponta D'Areia hoje se encontra toda renovada, sem riscos e com o memorial Bandeira Tribuzi recuperado.

POSTADO POR GOVERNO INTERROMPIDO
ANTES E DEPOIS DA PONTA D'AREIA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqRCsCjvoyeHtOCSioGZgZDkhAAXGCY6qNdxZLHtxgf8dU2eXiSqOLcWDXeI1Uh-sMLIE9RqCthYDOb-e51UhPMQBf7jPsjoXJP6BjpVtUhYmP5DgK8g5osMo40b8inIqRK26hCLycbnCO/s320/DSC01352.JPG

PARA VER AS FOTOS VÁ AO BLOG DO GOVERNO INTERROMPIDO

Fórum Estadual de Juventudes do Maranhão (FEJMA)



DO BLOG DO MARCIO SANTOS
http://marcioacordaalice.blogspot.com/


Realizado no último sábado(22/05) o Evento contou com a presença de várias lideranças politicas do estado e da região tocantina, entre elas:o empresário e Apoiador Bebeto Telles(PDT), o presidente estadual da juventude do PDT, Saney Sampaio, o conselheiro estadual de juventude Ulisses Fernando (Mãozinha), o vice-presidente do conselho municipal de juventudes de São Luis, Luis Claúdio, o tesoureio da juventude socialista pedetista de São Luis, Luiz Sousa ,a empresária Geyse Rocha e o vereador Juscelino Oliveira(PP).

JUVENTUDE CONTRA ROSEANA SARNEY


Várias foram as caravanas que desembarcaram em Açailândia para participar da 10º reunião do FEJMA, entre os municipios estavam os representantes da cidade de Pinheiro, Timbiras, Imperatriz, Grajaú e São Luis. Boicotados pela Secretaria de Esporte e Juventude do Maranhão (SESPJUV) através da governadora Roseana Sarney e do prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves (PSDB). Os movimentos não perdoaram a ação "descabida" de membros da cupula do PMDB e aprovaram por unanimidade uma moção de repúdio contra a governadora judicial.

JUVENTUDE CONTRA ROSEANA SARNEY I

Baseado no slogan do governo do estado "governar é cuidar das pessoas", Francisco Aires, membro do colegiado da região tocantina teceu criticas a Roseana Sarney, "Não se pode falar em cuidar da população maranhense sem olhar para a juventude. Conseguimos realizar o evento com o apoio do empresariado da cidade e região, mais graças a governadora Roseana Sarney tivemos diversos problemas na elaboração de articulações em todo o estado. Hoje sabemos que a governadora e o seu grupoo de empregados só cuidam deles mesmos".

PRÉ-CANDIDATURA DE JACKSON LAGO DEVE SER LANÇADA OFICIALMENTE NESTA SEXTA-FEIRA EM SÃO LUÍS



O pré-lançamento da candidatura de Jackson Lago ao governo do Maranhão será oficializada nesta sexta-feira (28), a partir das 8h da manhã, no auditório do Rio Poty Hotel (Ponta da Areia). O encontro estadual deve reunir dirigentes, simpatizantes e filiados do PDT, PSDB, PPS e PTC, partidos que compõem o arco de aliança da chapa de Lago ao governo do Estado.

O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo José Serra – conforme já havia antecipado o blog em primeira mão - deverá estar presente no evento. O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e representantes da direção nacional do PDT e PPS, também são esperados para participar do ato.

Obs:Estamos Agora Mesmo Viajando juntamente com uma caravana de Açailândia para Participar dessa Decisão Histórica para o Maranhão...

texto :(BlogJohnCutrim)

DEM VAI APOIAR JACKSON LAGO E PODE TER VICE NA CHAPA

Geral
DIRETÓRIO NACIONAL DO DEM DECIDE QUE PARTIDO IRÁ AJUDAR MONTAR PALANQUE DE SERRA; DECISÃO FORÇA APOIO A JACKSON LAGO NO MARANHÃO

Enquanto Roseana briga pelo apoio do PT, o Diretório Nacional do DEM decidiu levar o partido para os braços da candidatura de Jackson Lago. A proposta, segundo informou o presidente nacional da legenda, deputado Rodrigo Maia, é ajudar a candidatura de José Serra.Lago terá o apoio do PSDB à sua candidatura ao governo do Maranhão, partido que matem uma aliança a nível nacional com o DEM em torno da campanha de Serra. “O PT prioriza suas alianças regionais, porque o DEM também não deve priorizar”, disse Maia.Confirmada a aliança, caberá ao DEM do Maranhão indicar o vice na chapa de Jackson Lago. O nome mais cogitado até o momento é o do deputado Clóvis Fecury. Um dos principais fatores que motivou a decisão dos democratas maranhenses é o resultado do desprestígio do governo Roseana com seus membros.Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, Rodrigo Maia ainda completou: “Se o PT tem prioridade de eleger Dilma, nós do Democratas temos obrigação de eleger o Serra”, afirmou.

Artigo portado no Blog John Cutrim

SUCESSO TOTAL NA REALIZAÇÃO DO FORRÓ DAS ANTIGAS

Geral

Realizado neste sábado, 22, um dos eventos mais esperados na região Tocantina. Com a realização da Carcará Produções, e as magníficas parcerias da Rádio Clube e Terra FM, o Forró das Antigas foi sucesso de público.

Mais de 15 mil pessoas em Imperatriz e outras 3 mil em Açailândia que dançaram aos som de músicas que fizeram sucesso na década de 90, com as bandas Mastruz com Leite e Magníficos.

Fico feliz por cada vez mais poder fazer a alegria dessa região com eventos que ficam marcados na memória das pessoas. Nossa maior realização é poder parar no meio de um show e ver ao redor as pessoas se divertindo, revivendo antigas e vivendo novas emoções.

Muito obrigado Imperatriz! Muito obrigado Açailândia! Muito obrigado região tocantina! Que sempre atendem aos nossos convites.

MINHA TRAJETÓRIA

Geral

Após ter empreendido em vários ramos, churrascaria, supermercado, avicultura, agricultura, e até como professor de educação física, como comecei minha vida profissional, há 25 anos entrei em uma festa, e nunca mais sai.

Tudo começou com a Hobby Som, antiga empresa da qual eu era sócio de um carro de som! Depois veio a oportunidade de ampliar a empresa e poder gerir tendo como sócio meu irmão, o engenheiro José Augusto Telles.

A partir daí vieram o Trio Elétrico Malagueta, a banda 40 graus, novas e modernas estruturas de som e luz, e a cada evento que fazíamos a paixão em ver a alegria das pessoas ia aumentando. Hoje, a Academia do Show é uma das maiores empresas de som do Brasil, tendo sido alvo de exigência de muitos artistas nacionais e internacionais.

Com o Trio Carcará, tive a oportunidade de percorrer todo esse Maranhão, fazendo amigos, negócios, proporcionando alegria. Alegria esta que também já foi compartilhada pela Banda Carcará, que há mais de 10 anos faz sucesso, não só em nosso estado.

Pude então aliar à nossa estrutura de eventos da Carcará Produções, a Rádio Clube (Açailândia), TV Band Imperatriz, Levada Elétrica e muitos outros parceiros.

Mas como empresário, sempre bem relacionado, fui procurado por um grupo de parceiros, amigos e políticos que sugeriram meu nome como pré-candidato a Deputado Estadual. Logo, pensando em todo o carinho e afetividade que sempre me foi dispensada por essa região, prontamente aceitei o convite.

Penso que com um mandato possa usar toda a experiência e garra para retribuir a generosidade que o povo da região Tocantina sempre dispensou a mim, trazendo projetos que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Acreditamos no Sul do Maranhão, e é por isso que batalho tanto por esse povo. Quero vê-los feliz, afinal de contas, a festa não pode parar!

Por: Bebeto Telles

Jackson e Madeira

Geral

Segundo um conceito proverbial “os opostos se atraem”. Isso serve para justificar, em algumas situações, a união dos contrários, que, muitas vezes, aproxima valores conflitantes em conceitos, ações, ideologias, mas convergentes na prática da amizade, da lealdade e, portanto, da coexistência pacífica.

Se tal fenômeno pode justificar uma regra, a ela está atrelada a inevitável exceção, ou seja, os iguais também se atraem. E nessa lógica irrefutável vem-me à mente uma amizade entre dois cidadãos que, por sua nobre autenticidade, se constitui um exemplo edificante a ser seguido por todos quantos ainda investem na importância dos valores morais. Refiro-me ao ex-governador Jackson Lago e ao prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira.

Coerentes até na profissão que escolheram, já que ambos são médicos, optaram pela modéstia, pela simplicidade e pela ética em suas ações, o que os tornou queridos e respeitados em todo o Estado. Daí para o ingresso na política foi mera questão de tempo.

O Médico Jackson Lago, atuando mais na Capital, escolheu o lado executivo da política. Prefeito de São Luís por três vezes e Governador do Estado, eleito no pleito de 2006, teve o seu mandato usurpado pela Justiça Eleitoral em abril do ano passado e, certamente, está esquentando as baterias para retornar, tal qual a fênix renascida, na batalha deste ano, prestes a começar.

Já o Médico Sebastião Madeira, natural da região tocantina, transitou mais no segmento legislativo da política. Deputado Federal por quatro mandatos, durante os quais construiu proveitosa obra em favor das causas populares, atendeu, em 2008, ao chamamento do povo e candidatou-se a prefeito de Imperatriz, tendo conquistado significativa vitória. Sua administração é destaque na região, pelo grande volume de obras que vem construindo no Município.

O elevado grau de amizade que une esses dois cidadãos é um exemplo para as gerações que estão se formando e remete à paz e à serenidade de um horizonte azul, cor, aliás, preferida por ambos.

Por: Bebeto Telles

BEBETO TELLES RECEBENDO NOVAS ADESÕES DA REGIÃO DO GRANDE BACURI

Geral

O pré-candidato a deputado estadual pelo PDT Bebeto Telles cumpre uma agenda extensa esta semana em São Luis, na próxima semana, ele desembarca em Imperatriz e outras cidades do Sul do Maranhão. Antes de viajar a São Luis, ele cumpriu algumas agendas com o prefeito Sebastião Madeira, além de visitar as comunidades da Estrada do Arroz. Bebeto acompanhou o prefeito e o secretário de comunicação durante uma das visitas ao asfaltamento da Avenida Santa Tereza que deve ser inaugurada ainda este mês.

Por: Paulo Negrão

Adeus a João Evangelista

Geral

É com grande pesar que posto aqui no meu blog a perda do deputado João Evangelista, ex-presidente da Assembléia Legislativa do estado. A história política de João Evangelista se iniciou em 1988 quando foi eleito vereador de São Luís para num segundo pleito chegar à presidência da Câmara dos Vereadores. Em 1994, foi eleito deputado estadual, se reelegendo em 1998, 2002 e 2006. Durante sua atuação no Legislativo maranhense foi eleito presidente da Casa nos biênios 2005/2006 e 2007/2008. Em 2007, exerceu o cargo de governador do Estado por cinco dias. Mas a história política dele já deve ser conhecida por muitos, afinal ele foi um dos responsáveis por promover a grande mudança na Assembléia que culminou com o isolamento político do grupo Sarney quando esteve na presidência da casa.

Solidarizo-me com familiares e amigos e deixo aqui o meu sincero abraço.

Por: Bebeto Telles

Roseana tirou R$ 7,5 milhões da saúde em Caxias, diz deputada

Geral

A deputada Cleide Coutinho (PSB) disse, hoje (12), que cerca de 700 profissionais de saúde (auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, técnico de enfermagem, enfermeiros, técnicos de raio-x ) que trabalham para a Prefeitura do Município de Caxias estão prestes a perder seus empregos.

Segundo a parlamentar, as demissões podem ocorrer porque, desde que assumiu o governo, há 13 meses, a governadora Roseana Sarney (PMDB) rescindiu, sem explicar o motivo, recursos de convênios entre a Prefeitura e o governo do Estado, calculados em R$ 7,5 milhões.

Para a deputada do PSB, a situação se agrava ainda mais porque está tramitando na Câmara Federal o projeto de lei 4924/2009, que pode fixar o piso salarial do enfermeiro em R$ 4.650; do técnico de enfermagem em R$ 3.255; e do auxiliar de enfermagem em R$ 2.325.

De acordo com Cleide - antes da governadora Roseana Sarney cortar os recursos - a Prefeitura de Caxias, como forma de valorizar os profissionais, fixou em R$ 2.500 os salários dos profissionais de saúde.

“Hoje, os novos contratados, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonaudiólogos e fisiotepeutas recebem apenas R$ 800. Eles aceitaram o salário porque acham que a governadora possa reverter a situação, liberando os convênios cortados da saúde de Caxias”, disse Cleide Coutinho.

Hoje trabalham em Caxias 151 enfermeiros; 239 auxiliares de enfermagem; 249 técnicos de enfermagem; 68 auxiliares de saúde bucal e 16 técnicos em RX. “É lamentável, mas grande parte destes profissionais pode perder seus empregos por causa do corte dos convênios do governo com a Prefeitura”, lamenta Cleide.

HOMENAGEM AOS ENFERMEIROS

No mesmo pronunciamento, a deputada Cleide Coutinho destacou a realização do 71ª Semana de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, Secções, Regionais e Núcleo, que se estende até o dia 20, com o tema: “Enfermagem: o Poder do Cuidado”

“E por hoje ser o dia Internacional do Enfermeiro, ocupo a tribuna para homenageá-los. O trabalho desenvolvido por estes profissionais são, na maioria das vezes, determinantes para que nós, médicos, alcancemos a tão sonhada e almejada cura para nossos pacientes”, disse Cleide Coutinho.

Por: Bebeto Telles